Título: Insurgente
Autor: Veronica Roth
Nº de páginas: 512
Ano Edição: 2013
Editora: Rocco
Tradutor: Lucas Peterson
“ Sem facções? Um mundo no qual ninguém sabe quem é ou onde se encaixa? Eu não consigo sequer imaginar. Eu vejo apenas caos e isolamento. ”
A ntes de mais nada, eu gostaria de lembrá-los que poderá ocorrer spoilers do livro anterior (confira a resenha AQUI). Caso alguém fique com receio, peço que passe logo para minha opinião final.
Insurgente me surpreendeu bastante, muito mais do que eu
esperava. Estava ansiosa por respostas, e felizmente a autora não poupou esforços
quanto a isso. Ao fechar o livro eu tive que refletir sobre tudo que aconteceu,
pois existe muito sofrimento, agonia e crueldade ao decorrer de suas páginas.
Tive que absorver a história aos poucos, pois fiquei com um nó na garganta e
a sede em ler o desfecho dessa saga me deixou assim: "Quero Allegiant para ontem".
Na continuação de Divergente, as facções estão se
desmoronando e Beatrice tentará se proteger e manter vivos
aqueles que a cercam, mas será atormentada por conflitos internos, além de ter
que lidar com seus sentimentos, política e outras questões complicadas. Ela
terá um longo e caminho largo a trilhar.
As interrogações que foram
deixadas no livro anterior, felizmente foram esclarecidas aqui. Confesso que a
continuação é tensa, e me abalou completamente. Senti-me aflita
praticamente o tempo todo e isso foi uma tática perfeita da autora para me
manter presa a leitura.
Um dos pontos interessantes, é que Veronica não ficou repassando os acontecimentos
de Divergente (como muitos autores fazem na
introdução). Ela começou exatamente do ponto que terminou. Sinceramente eu
gostei muito, já que a história do 1° volume da série mantinha-se bem
fresca em minha memória.
Eu adorei o fato da autora ter se aprofundado mais nas outras facções. Em Divergente eu achava que a Amizade tinha sido criada a esmo (de forma aleatória) só para preencher um espaço, mas eu me enganei totalmente. Claro que quando eu me deparei com a capa de Insurgente, tive a certeza que não seria assim, e isso foi confirmado através de suas páginas.
Apesar de a Amizade ter tido um papel fundamental, eu não consegui me afeiçoar a ela como eu esperava. Senti raiva e desespero pelas pessoas pertencentes à facção agir de determinada forma e nessas horas, desejei que elas tivessem um pouco da atitude da Audácia - que se manteve tão interessante quanto em Divergente - apesar de possuir uma quantidade enorme de gente falha. A autora também se preocupou em explorar mais a Franqueza, que acabou me cativando até mais que a Amizade. A Erudição se superou em questão de crueldade ao comando da frieza e ganância de Jeanine. Ela é uma vilã que foi capaz de me fazer sentir frio na espinha praticamente o tempo todo.
Beatrice (ou Tris) me irritou profundamente em algumas passagens. Eu até entendo que ela estava se sentindo desesperada por tudo de ruim que tinha lhe acontecido e por tudo que ainda estava por vir, mas ela devia ter confiado mais em Quatro e não ter agido por conta própria – em algumas situações. Ele já tinha me conquistado anteriormente, e em Insurgente, mantive a mesma opinião: Quatro é o personagem da série. Christina ganha destaque e seu amadurecimento é admirável, o que a tornou mais interessante.
Não há muitos
personagens inéditos, mas fiquei surpresa como a autora apresentou atitudes inesperadas por parte de alguns deles. Reviravoltas que me deixaram de
boca aberta e que me fizeram admirar mais ainda a trama criada por ela. Sem
contar, que eu não fazia ideia do quanto ia ficar pasma com o desfecho da
história.
Veronica Roth deixou um
gancho enorme para o último livro dessa saga, o que me faz crer que ela irá satisfazer muito bem os seus leitores. Espero que eu não esteja enganada, pois criei
muitas expectativas, desejo muito que elas possam ser superadas e que a trilogia
feche com chave de ouro. Estarei torcendo por isso e me corroendo de
curiosidade enquanto Allegiant
não é lançado.
Eu não sei quanto a vocês, mas eu estou super empolgada para ver Divergente no cinema. O trailer é muito atrativo e aguçou mais ainda a minha vontade de conferir essa adaptação nas telonas.
Eu não sei quanto a vocês, mas eu estou super empolgada para ver Divergente no cinema. O trailer é muito atrativo e aguçou mais ainda a minha vontade de conferir essa adaptação nas telonas.
Se você ama livros de distopia, corra para ler
a série, pois você irá se descabelar e se chocar com essa
história surpreendente de Veronica Roth.
Recomendo!
Não li a resenha... Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro dessa série.
ResponderExcluirBeijos,
Mands - Outbreaks.
Eu ainda não li Divergente, uma amiga minha tinha me dado de presente, mas deixou na casa da prima pra me entregar e daí eu não sei o que aconteceu kkk estou tão curiosa com essa distopia, porque todos estão comentando que a trama é muito boa. Eu também estou ansiosa para ver a adaptação, ainda não vi o trailer vou conferir na semana que vem. Os pontos que você destacou me deixaram ainda mais curiosa.
ResponderExcluirAbraços, Raquel.
Estou louca para ler essa série, pena que estou tão sem tempo. Mas quero comprar o quanto antes...
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
Gosto muito desses livros, mas acho que leio tão rápido (o ritmo é impossível de parar), que a história não fixa na minha memória! É uma pena, porque quando fui ler Insurgente, fiquei... perdida. Eu já não me lembro mais do que acontece em Insurgente, e nem do que ela explorou quanto às facções.
ResponderExcluir@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Eu quero muito ler essa serie!! Principalmente pq vi umas fotos do filme e fiquei muito interessada pelos livros.. amei a resenha, fiquei ainda mais curiosa!!!
ResponderExcluirNão li a resenha por conta que não quero pegar alguns spoilers, rs. Mas estou super ansiosa para ler esse livro, é uma das minhas próximas leituras.
ResponderExcluirBom como você pediu eu pulei para o final da resenha para não ler spoilers..mais pela sua resenha já vi que Insurgente consegue superar Divergente na história e nos faz esperar ansiosamente pelo último livro da trilogia onde respostas enfim serão dadas..ansiosa para ter meus livros em mãos..
ResponderExcluirGostei muito da resenha, ainda não li o livro, só o primeiro, mas quero muito ler esse, ele já esta na minha lista de próximas leituras, mas vai demorar um pouco por que tenho vários livros para ler na frente, minha lista tá diminuindo devagar.
ResponderExcluirInsurgente supriu minhas expectativas!! E sua resenha define exatamente tudo que eu visualizei enquanto lia. Quando fechei o livro a sensação de 'como assim? onde está Allegiant?' foi gritante.
ResponderExcluirNo momento em que acabei Divergente tinha 'Free Four' que é um conto com a visão de Quatro do capítulo 13 do primeiro livro....mas depois Insurgente não havia nada!
Agora é esperar o lançamento mesmo.
Bjsss,
Annie
http://omezanino.blogspot.com.br
Já saiu o trailer do filme? :o
ResponderExcluirEu não li a resenha porque ainda não li Divergente então Insurgente nem chegou na lista de leitutra. xD
Espero que quando conseguir pegar pra ler a trilogia eu fique chateada por ñ ter dado a chance que todos diziam que devia dar.
Estou querendo muito ler a série , já tenho o primeiro mas estou esperando ter o segundo pra começar a leitura e não ficar com tanta vontade de ter logo as continuações.
ResponderExcluirVer o filme só depois de ler toda a série não gosto muito de adaptações.
Fico lendo a resenhas e imaginando o quanto deve ser boa.
Eu ainda não li esse livro e nem o anterior, Divergente, embora o tenha em minha estante. Estou esperando para adquirir esse para então ler. Gostei muito da sua resenha, está ótima.
ResponderExcluir