Título: A Menina que não Sabia Ler
Autor: John Harding
Nº Páginas: 288
Ano Edição: 2010
Editora: Leya Brasil
Nº Páginas: 288
Ano Edição: 2010
Editora: Leya Brasil
O título em português não tem nada a ver com o nome original do livro, que é: "Florence and Giles", porém me chamou muito a atenção, acho que pelo fato de lembrar "A menina que roubava livros". Essa com certeza foi a intenção, despertar curiosidade nos leitores por causa dessa semelhança no nome. Além do título, a capa também é bem agradável e bonita, que ajuda a encher os olhos de qualquer um, porém ao decorrer da leitura eu percebi que não combina em nada com a história, diferente da capa original que tem tudo a ver com o enredo cheio de suspense gótico.
O livro é muito interessante, que acaba sendo narrado pela personagem principal - a doce e inteligente Florence - que usa as melhores artimanhas para esconder o seu mais precioso segredo, seu novo mundo, a biblioteca - onde ela sozinha aprende a ler e a ganhar muita sabedoria. O mundo que seu tio está longe de imaginar que ela possa ter conhecimento de sua existência.
Florence é uma menina com uma determinação surpreendente para sua idade. Ela faz o possível e o impossível para proteger seu irmão mais novo, chamado Giles. Não importando com as conseqüências que possam ocorrer com seus atos, ela se foca apenas em ter o irmão ao seu lado, em sua mente, a melhor forma de segurança para ele.
Após a morte da preceptora de Giles no lago, chega a substituta, chamada srta. Taylor, que muda a vida e todos os planos de Florence - onde começa suas maiores preocupações em torno do que possa vir acontecer ao seu irmão e as suas idas secretas à biblioteca. A nova professora traz com ela segredos e mistérios, que fará com que a menina tente descobri-las.
No final o leitor é obrigado a tirar suas próprias conclusões. Quem é Florence realmente? Com a versão apenas da garota, somos levados a pensar sobre todos os fatos e acontecimentos ao decorrer da história.
John Harding me surpreendeu com esse livro. E uma das coisas que mais me agradaram, foram o toque e a influência sutil de Edgar Allan Poe, sem comprometer sua obra, isto é, sem soar como uma cópia.
Para leitores que gostam de finais felizes e sem enigmas não será muito agradável, mas para aqueles que adoram leituras além do óbvio, como eu, irão amar.
Olha, só!
ResponderExcluirEsse livro está no "vou ler" do Skoob! Coloquei ele lá justamente pela semelhança do título com o livro "A Menina que Roubava Livros" (que comecei a ler hoje :))..
Acabei de ver a capa em inglês O_O Realmente é bem gótica! A capa brasileira é tão softzinha, mas não deixa de ser linda :) pena que não combina com a história , como você disse.
Me deixou curiosa :) Logo o lerei!
Obrigada pela resenha ótima!
Quando eu estava no shopping, e olhei esse livro queria demais ler, além da capa ser linda me lembrou um pouquinha da A Menina Que Roubava Livros, e não sei por que, mais eu quero muito muito ler esse livro. Com certeza vou amar ^^
ResponderExcluirEsse livro é bem interessante, mas não faz meu estilo, sabe?
ResponderExcluir